De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Aguilera solicita coleta de lixo na Reserva Indígena de Dourados

03/04/2013

Fonte: Jornal Agora MS - http://www.agorams.com.br



O vereador Aguilera de Souza (PSDC) encaminhou ao secretário de Serviços Urbanos, Luis Roberto de Araújo, indicação pedindo o serviço de coleta de lixo nas aldeias indígenas de Dourados. A solicitação foi feita depois de pedidos dos moradores, que não têm encontrado solução para eliminar o lixo produzido pelas famílias.

Ao contrário do que acontece nos bairros da cidade, onde a coleta é feita periodicamente, nas aldeias não há nenhum tipo de coleta ou reciclagem. Para eliminar o lixo as famílias abrem buracos no quintal, onde depositam o lixo e colocam fogo, já que não há alternativas.

Aguilera destacou a importância e a urgência deste tipo de serviço para a comunidade indígena. "Nós temos que encontrar uma solução rápida e eficaz, pois as famílias não têm muitas alternativas. O que a gente vê é um amontoado de lixo pelos quintais, o que diminui drasticamente a qualidade de vida da população, além de colaborar para o aparecimento de ratos e animais peçonhentos", explica.

Indicações

Aguilera solicitou também, ao diretor da Fundação de Esportes, Antônio Coca, uma reforma nos campos de futebol na Reserva Indígena e a implantação de escolinhas de futebol na região.

Segundo o vereador, a prática esportiva tem um grande impacto na vida dos indígenas de Dourados. "A prática do esporte transforma nossas crianças, tiram elas das ruas e traz alegria. Nossos campos precisam ser reformados para serem mais bem utilizados por nossa população", sugere.



http://www.agorams.com.br/jornal/2013/04/aguilera-solicita-coleta-de-lixo-na-reserva-indigena-de-dourados/
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.