De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

Saúde indígena é tema de reunião ampliada

04/04/2016

Fonte: Folha Max- http://www.folhamax.com.br



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) promove de 5 a 7 de abril, no auditório do Ministério da Saúde, reunião ampliada para discutir o combate e controle da Hanseníase e Tuberculose nas aldeias indígenas. Participarão profissionais de saúde dos distritos sanitários especiais indígenas do Araguaia, Cuiabá, Kayapó Mato Grosso, Xavante, Xingu e Vilhena, além de representantes dos 16 escritórios regionais de Saúde do estado e outras instituições governamentais e não governamentais.

A proposta é conhecer a realidade dos povos indígenas em relação às doenças, compreender os fatores que agravam as doenças nas aldeias e, sobretudo, construir propostas e ações conjuntas para o combate e controle das enfermidades.

A secretária adjunta de Políticas, Atenção à Saúde e Regionalização, Salete Ribeiro, destaca que estão envolvidas na iniciativa equipes da saúde indígena, coordenadoria de vigilância epidemiológica, área técnica de tuberculose e hanseníase. "É um trabalho ampliado e precisamos envolver todos os profissionais de saúde num objetivo em comum: ampliar os olhares para além da atenção à saúde dos povos indígenas", disse Salete.

Durante a reunião, será apresentada a política nacional da saúde indígena e a caracterização dos distritos sanitários especiais indígenas, com perfil epidemiológico, organização dos serviços para agravos, dificuldades encontradas na atenção à saúde dos portadores de tuberculose e hanseníase, vigilância epidemiológica, entre outros temas.



http://www.folhamax.com.br/cidades/saude-indigena-e-tema-de-reuniao-ampliada/81501
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.