De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará

10/04/2025

Autor: Guilherme Gama

Fonte: CNN Brasil - cnnbrasil.com.br



PF fecha mesmo garimpo pela terceira vez no Pará
Guilherme Gama

Pela terceira vez, a Polícia Federal (PF) desativou o mesmo garimpo na cidade de Curionópolis, no sudeste do estado do Pará. A desativação é resultado da operação Novo Eldorado que aconteceu nesta quinta-feira (10) em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O ponto ilegal de extração foi fechado pelos agentes em abril e junho do ano passado. Neste ano, o local foi reativado e outros dois pontos de garimpo foram encontrados na mesma região e fechados durante a operação.

A extração ilegal e predatória de ouro no sudeste do Pará é responsável pela "grave contaminação dos afluentes dos rios que abastecem a região, bem como a contaminação do solo. Em vez do mercúrio, agora tem sido usado o cianeto, que se degrada mais rapidamente, mas é bem mais tóxico", de acordo com a PF.Na operação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas casas de dois responsáveis por coordenar o garimpo. Em um dos locais uma pessoa foi presa em flagrante com munições sem autorização.

Foram apreendidas 13 munições calibre 12, oito de calibre 28, uma de calibre 16, duas de calibre 3 e 27 de calibre 25. Um bloqueio judicial de R$ 2 milhões também foi feito das contas dos investigados.

Quatro pás carregadeiras também foram encontradas e devem ser inutilizadas devido à impossibilidade de remoção da área.

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/norte/pa/pf-fecha-mesmo-garimpo-pela-terceira-vez-no-para/
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.