De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Rota histórica utilizada pelos povos indígenas no interior de SP pode se transformar em roteiro turístico

11/06/2025

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/



Rota histórica utilizada pelos povos indígenas no interior de SP pode se transformar em roteiro turístico
Caminho de Peabiru, rota ancestral indígena que cruza o centro-oeste paulista, passa por cidades como Botucatu, Pardinho e Bofete. Nesta quarta-feira (11), foi realizada uma visita técnica no trecho.

Uma visita técnica realizada nesta quarta-feira (11) por representantes da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, junto a secretarias municipais da região, avaliou o potencial turístico do Caminho de Peabiru, rota ancestral indígena que cruza o centro-oeste paulista, passando por cidades como Botucatu, Pardinho e Bofete (SP).

A iniciativa tem como objetivo mapear o trajeto, estruturar rotas turísticas e promover o destino em feiras nacionais e internacionais.

A trilha, cercada por paisagens naturais como o Complexo das Três Pedras, foi usada por séculos pelos povos originários como ligação entre o litoral e o interior do continente.


Em entrevista a TV TEM, o assistente técnico da Secretaria de Turismo e Viagem de São Paulo, Leonardo Costa, diz que a proposta da visita é transformar esse percurso histórico em um produto turístico regional, organizado e com infraestrutura adequada.



"É um resgate dessa história que a gente tem por todo o estado de São Paulo. É referência. Nós temos cinco rotas das regiões do estado de São Paulo que já dá pra mapear. E a gente tá fazendo essa visita técnica para poder desenhar esse projeto e fazer uma grande divulgação no estado de São Paulo", explica.
A visita reuniu representantes das cidades que compõem a região da Cuesta, com o objetivo de traçar estratégias conjuntas para fortalecer o turismo local. Segundo Leonardo, o potencial da região é grande, e o profissionalismo dos envolvidos contribui para consolidar o projeto.

"É uma estrutura muito boa, profissionais excelentes. A gestão de turismo da região, os guias de turismo, os agentes de viagem, as operadoras, estão preparados para receber qualquer turista, tanto em nível nacional quanto em nível internacional, que é uma das propostas que a gente tá fazendo aqui", diz.

A caminhada partiu do Complexo da Pedra do Índio, um dos principais pontos turísticos da região, e seguiu com mapeamentos e articulações entre as gestões locais e o governo estadual.

A expectativa é que a rota do Caminho de Peabiru reforce o turismo de natureza, cultura e história na região da Cuesta.

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/2025/06/11/rota-historica-utilizada-pelos-povos-indigenas-no-interior-de-sp-pode-se-transformar-em-roteiro-turistico.ghtml
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.