De Pueblos Indígenas en Brasil
Noticias
Seduc discute projeto pedagógico com índios
12/02/2007
Fonte: O Liberal (PA)
As aldeias Tembé do Alto Rio Guamá, no nordeste paraense, receberam no último sábado uma comitiva da Secretaria Executiva de Educação (Seduc). Pela primeira vez, professores brancos e índios discutiram o projeto pedagógico que querem para as escolas localizadas nas aldeias. Outra novidade definida é que também será implantado o ensino médio em uma aldeia. A ação, chamada de 'I Jornada Pedagógica das Escolas Indígenas', começa na aldeia São Pedro, formada pelo povo Tenetherah, regionalmente conhecido como Tembé. O encontro prosseguirá até o dia 16 deste mês e vai reunir cerca de 30 professores que trabalham diretamente nas escolas indígenas.
Participam ainda da jornada diretores, técnicos e professores índios das escolas 'Francisco Magno Tembé', e de mais três anexos conhecidos como anexo 'Itapwtyr', anexo 'Pira' e anexo 'Jacaré', além de lideranças e populações das aldeias 'Tawary', 'Frasqueira', 'Itapwtyr', 'Pira', 'Jacaré' e 'Itahú'.
Até o final do evento serão discutidos ainda temas como legislação brasileira sobre educação escolar indígena, currículo diferenciado e específico, calendário escolar de acordo com os costumes locais e o projeto político pedagógico para as escolas Tembé desenvolverem em 2007. Serão beneficiados 386 alunos e 18 professores numa comunidade formada por 865 moradores das aldeias.
No sábado, participaram da discussão o secretário adjunto de Ensino, professor Bira Rodrigues, e representantes das Secretarias Adjuntas de Gestão e de Logística, engenheiros da rede física, pedagogos, além de coordenadores e técnicos da Seduc.
Participam ainda da jornada diretores, técnicos e professores índios das escolas 'Francisco Magno Tembé', e de mais três anexos conhecidos como anexo 'Itapwtyr', anexo 'Pira' e anexo 'Jacaré', além de lideranças e populações das aldeias 'Tawary', 'Frasqueira', 'Itapwtyr', 'Pira', 'Jacaré' e 'Itahú'.
Até o final do evento serão discutidos ainda temas como legislação brasileira sobre educação escolar indígena, currículo diferenciado e específico, calendário escolar de acordo com os costumes locais e o projeto político pedagógico para as escolas Tembé desenvolverem em 2007. Serão beneficiados 386 alunos e 18 professores numa comunidade formada por 865 moradores das aldeias.
No sábado, participaram da discussão o secretário adjunto de Ensino, professor Bira Rodrigues, e representantes das Secretarias Adjuntas de Gestão e de Logística, engenheiros da rede física, pedagogos, além de coordenadores e técnicos da Seduc.
Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.