De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Documentário sobre guaranis é premiado em festival de cinema

26/11/2008

Fonte: Notícias do Ministério Público Federal - www.pgr.mpf.gov.br



O filme, idealizado pelo MPF, foi selecionado na categoria melhor som

O documentário "Ñande Guarani" (Nós, os Guarani), dirigido por André Luís da Cunha a pedido do Ministério Público Federal, recebeu o prêmio de melhor som na 41ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O filme, que participou da mostra competitiva de longa-metragens (35 mm), trata da integração de políticas públicas entre Brasil, Paraguai e Argentina para a população guarani que vive nos três países.

Com duração de 76 minutos, o documentário mostra a luta milenar desse povo pelo reconhecimento e demarcação de suas terras e das dificuldades que encontram para manter sua identidade cultural, em razão de barreiras burocráticas que os impedem de circular livremente entre um país e outro, como é sua tradição.

"Ñande Guarani" foi idealizado a partir da audiência pública "Guarani Transfronteiriços: políticas públicas e cidadania", realizada em março de 2007 na Procuradoria Geral da República. A 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, por meio do subprocurador-geral da República Eugênio José Aragão, apresentou um pré-projeto do filme à Secretaria de Comunicação (Secom) com o objetivo de reunir no documentário elementos para subsidiar a atuação institucional do MPF na busca de apoio dos países vizinhos para a solução dos problemas daquelas comunidades. O antropólogo da 6ª CCR Marco Paulo Fróes Schettino deu assessoria técnica para a realização do roteiro, produção e finalização da obra.

O documentário foi produzido pela Fundação Padre Anchieta, que tem contrato com a PGR para as produções jornalísticas de TV, e financiado por uma parceria entre o MPF e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional (Aeci). O filme ainda contou com o apoio institucional da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos Ministérios Públicos do Paraguai e da Argentina.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.