De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

CRAS Indígena e Bolsa família realizam reunião sócio-educativa

23/04/2009

Fonte: Douradosagora.com - http://www.douradosagora.com.br/not-view.php?not_id=251190




A Secretaria Municipal de Assistência Social organizou uma reunião com todas as famílias selecionadas nos projetos sociais do município como o Bolsa Família, do Governo Federal e o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) das aldeias Jaguapiru e Bororo, mantido pela Prefeitura de Dourados.
O encontro que surgiu de um trabalho em conjunto com a Secretaria de Saúde tratou de ações sócio-educativas que priorizam a melhoria das condições de vida da população de baixa renda em Dourados.

Durante a reunião, as famílias selecionadas nos programas sociais em parceria com os Governos Municipal, Estadual e Federal, receberam orientações e dicas de saúde, higiene, qualidade de vida que partiram de profissionais envolvidos nestes projetos como nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiros. O encontro também teve a participação de acadêmicos destas áreas que realizam estágios práticos, assistindo de perto estas pessoas.

Na oportunidade, foram ministradas palestras de diversos temas entre eles; alimentação saudável, saúde da mulher, planejamento familiar e tabagismo. Além das informações como forma de prevenção, foram distribuídos materiais educativos que possam servir como suporte no cotidiano das famílias incluídas nos programas assistenciais do município.

De acordo com a secretária de Assistência Social de Dourados, Itaciana Pires Santiago, o CRAS é considerado a porta de entrada para as famílias em situação de vulnerabilidade social. Em Dourados foi criado o primeiro centro de referência destinado exclusivamente a uma população indígena no país onde estão concentradas três etnias: Guarani, Kaiowa e Terena.
Já o Bolsa Família é um programa de transferência de renda às famílias que se encontram em situação de pobreza. O projeto visa assegurar o direito a todo o ser humano á uma alimentação adequada, promovendo a segurança alimentar e nutricional.

De acordo com o coordenador do Bolsa Família em Dourados, Marcos de Souza, o projeto contribui para a erradicação da pobreza e para a conquista da cidadania a uma parcela da população que está mais sujeita à fome, em função do alto nível de miséria no Brasil. Ele disse também que somente na Reserva Indígena, são atendidas cerca de três mil famílias.

Souza, reafirmou o compromisso que a atual administração tem com o povo indígena e lembrou também da importância das reuniões educativas para o avanço dos programas sociais. Para o coordenador, palestras como as que foram ministradas neste encontro colaboram para o bem estar, para a qualidade de vida e conseqüente para a diminuição de doenças entre as comunidades mais carentes..
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.