De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

Dois índios são assassinados em emboscada

31/03/2003

Autor: ÂNGELA LACERDA

Fonte: Estado de S. Paulo-São Paulo-SP



Cacique, também ameaçado de morte, culpa o narcotráfico pelos crimes


Dois índios da tribo trucá foram mortos a tiros de espingarda e fuzil anteontem à tarde em uma emboscada, na Ilha de Assunção, em Cabrobó, a 606 quilômetros do Recife, no sertão do São Francisco. O cacique trucá Aílson dos Santos garante que as mortes foram motivadas pelo narcotráfico e aponta três índios da sua tribo como os autores dos disparos.

Segundo o cacique, os irmãos João Batista, de 38 anos, e Antonio Roberto, de 34, morreram pela mesma razão pela qual ele vem sendo ameaçado de morte desde outubro: ser contra o narcotráfico e o plantio de maconha em terras indígenas que se localizam no chamado Polígono da Maconha. "Outros vão morrer, e eu sou o primeiro da lista, por falta de um sistema de segurança do governo federal, que não dá suporte à Polícia Federal e à Polícia Militar", afirmou Santos. "Nós não recebemos proteção nem podemos andar armados, por isso vivo escondido no meio do mato."

O povo trucá tem cerca de 4 mil índios e aguarda a demarcação de terra numa área de 4,4 mil hectares. Outros 1,6 mil já estão demarcados. A comunidade está dividida. Há lideranças apoiando a posição do cacique, que é contra o envolvimento com o tráfico e luta pela demarcação das terras. Outros estão envolvidos com o tráfico, entre eles os acusados pelo cacique de assassinarem os índios.

O crime está sendo investigado pela Polícia Federal. Neste ano, quatro índios foram mortos no Estado.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.