De Pueblos Indígenas en Brasil

News

Povo Nukini é contemplado com oito açudes e duas escolas

02/10/2013

Autor: Tatiana Campos

Fonte: Notícias do Acre - http://www.agencia.ac.gov.br



O povo indígena Nukini, da Terra Indígena República, na cidade de Mâncio Lima, foi contemplado com a construção de oito açudes e duas escolas, além da reforma de outra. O anúncio foi feito pelo governador Tião Viana durante reunião com lideranças indígenas articulada pela deputada estadual Maria Antônia.

Os açudes fazem parte da preocupação da gestão de governo com a questão da segurança alimentar dos indígenas, além da possibilidade da venda de excedendo para o complexo de piscicultura. E as escolas indígenas são também uma prioridade. "Precisamos dar às crianças indígenas a mesma dignidade e conforto que as crianças encontram na educação urbana", disse o secretário de Educação, Daniel Zen. A reforma será feita com recursos próprios.

"Além disso, a aldeia está contemplada pelo projeto do Fundo Amazônia para Vigilância e Fiscalização das terras indígenas. O governador Tião Viana tem compromisso com os nossos povos indígenas e a preocupação dele é principalmente com a produção e educação", observou o Assessor para Assuntos Indígenas, Zezinho Kaxinawa. O povo Nukini é composto por cerca de 500 indígenas.



http://www.agencia.ac.gov.br/index.php/noticias/governo/26746-povo-nukini-e-contemplado-com
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source