De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MPF/MS: Acordo assegura 6o e 7o anos em escola indígena de Paranhos

06/05/2015

Fonte: Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul - MPF/MS - www.prms.mpf.mp.br



Novas turmas devem ser ofertadas já no 3o bimestre


O Ministério Público Federal (MPF) em Ponta Porã intermediou acordo entre a Prefeitura de Paranhos e lideranças da comunidade Pirajuí para garantir o direito de estudantes indígenas de frequentar as aulas na escola da aldeia. No acordo, o Município se comprometeu a oferecer, já no próximo bimestre letivo, o 6o e o 7o ano do Ensino Fundamental na escola da comunidade.

Com a medida, os estudantes que optarem por estudar no local, terão assegurado o acesso à educação indígena. Caso o aluno deseje permanecer nas instituições de ensino urbanas, a Prefeitura se comprometeu a manter o transporte escolar gratuito.

A contrapartida da comunidade no acordo foi o compromisso de matricular imediatamente todas as crianças em idade escolar que estão fora das salas de aula. As lideranças devem, ainda, fazer levantamento das demandas do 8o e 9o ano e do número de alunos matriculados no Ensino Médio.

Nova reunião para debater a necessidade da implantação de outras turmas e a reavaliação do oferecimento do Ensino Médio na comunidade está agendada para o mês de novembro. Participaram das negociações o MPF, representantes do município de Paranhos e do Governo do Estado e lideranças de Pirajuí.

http://www.prms.mpf.mp.br/servicos/sala-de-imprensa/noticias/2015/05/mpf-ms-acordo-assegura-6o-e-7o-anos-em-escola-indigena-de-paranhos
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.