De Pueblos Indígenas en Brasil

Notícias

PATAXÓ É MORTO A TIROS EM PAU BRASIL

22/05/2007

Autor: ANA CRISTINA OLIVEIRA

Fonte: A Tarde



O índio pataxó hã-hã-hãe, Aurino Pereira da Silva, de 35 anos presumíveis, foi encontrado morto, na região de Taquari, que fica entre o município de Pau Brasil e o distrito de Jacareci, na zona rural de Camacan (a 526 km de Salvador, na região sul do Estado). As primeiras investigações indicam que o índio recebeu dois tiros, um na barriga e outro no rosto.

Há informação de que Aurino da Silva havia saído do centro da localidade de Jacareci e retornava para a zona rural, quando foi abordado pelos criminosos, provavelmente dois homens.

O crime ocorreu no final da tarde de sábado.

O delegado de Itaju do Colônia e substituto de Pau Brasil, Francesco Denis da Silva Santana, que investiga o assassinato, instaurou inquérito, mas ainda não tem nenhuma pista dos assassinos do índio.

Os policiais suspeitam que o índio Aurino tenha sido vítima de uma tocaia, já que a região de Taquari é de difícil acesso e um dos maiores focos de tensão entre índios e fazendeiros, na disputa pela posse de terras, na área da Aldeia Caramuru-CatarinaParaguaçu, entre os municípios de Pau Brasil, Itaju do Colônia e Camacan.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.