De Pueblos Indígenas en Brasil

Noticias

MPF/PA: instituições fazem parceria para apoiar desenvolvimento do povo indígena tembé

14/11/2007

Autor: Murilo Hildebrand de Abreu

Fonte: Ministério Público Federal



Ações visam o desenvolvimento socioambiental sustentável.

Representantes de universidades, organizações não-governamentais e instituições públicas assinaram ontem, 13 de novembro, na sede da Procuradoria da República no Pará, um termo de cooperação para a execução de ações para o desenvolvimento sustentável do povo tembé da terra indígena do Alto Rio Guamá, no nordeste do estado.

Entre as atividades previstas estão a recuperação dos recursos naturais da área, estudos para aumento da produtividade agrícola e geração de renda por meio de produção para o abastecimento regional, valorização dos conhecimentos locais, abertura de espaços institucionais para a captação de recursos e promoção do contato dos indígenas com as normas regulamentadoras do acesso e uso da biodiversidade.

Situada nos municípios de Santa Luzia do Pará, Nova Esperança do Piriá e Paragominas, a terra indígena do Alto Rio Guamá tem dois mil habitantes, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai). Com 278 mil hectares, a reserva foi criada em 1945 por decreto do então interventor federal no Pará, Magalhães Barata. Desde então, submetida às sucessivas levas de migrantes que chegavam à região amazônica com incentivo governamental, a área é disputada por madeireiros, agricultores e até plantadores de maconha.

Assinaram o termo de cooperação: Ministério Público Federal (MPF), Universidade Federal do Pará (UFPA), Funai, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Universidade da Amazônia (Unama), Fundação Instituto para o Desenvolvimento da Amazônia (Fidesa), Bolsa Amazônia, Instituto Vitória Régia para o Desenvolvimento da Amazônia, Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.