From Indigenous Peoples in Brazil

News

Seduc promove seminário sobre Magistério Indígena em São Gabriel da Cachoeira

25/07/2011

Fonte: Portal do Governo do Estado do AM - http://www.amazonas.am.gov.br



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) realiza nesta semana, no município de São Gabriel da Cachoeira (distante 852 km de Manaus), o seminário "Magistério Indígena: O que temos e o que queremos". O evento é destinado aos professores indígenas do Amazonas e contará com a participação de representantes de várias etnias e de técnicos do Ministério da Educação (MEC).

Realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de São Gabriel da Cachoeira, o seminário será direcionado aos professores indígenas dos polos de Baniwa e Coripaco, Yanomami, Tukano, Nheengatü e Hup'dah. Conforme seus idealizadores, a formação contemplará discussões sobre o curso de "Magistério Indígena em nível de Ensino Médio", abordando sua composição curricular, competências, diretrizes e metodologias.

De acordo com a gerente de Educação Indígena da Seduc, professora Alva Rosa Lana Vieira, o seminário suscitará uma ampla discussão acerca dos rumos do magistério indígena, formatando uma versão direcionada às necessidades reais de cada povo.

Nesta segunda-feira, dia 25 de julho, a abertura do seminário contou com as palestras: "Legislação Brasileira: As bases legais que amparam a Educação Escolar Indígena", ministrada pelos representantes do Conselho Estadual de Educação Indígena, Ely Macuxi e Amarildo Munduruku; "Educação Indígena e Educação Escolar Indígena", ministrada pelo professor Domingo Sávio Camico e "Política Educacional para as comunidades indígenas", esta última, proferida pelo representante do Ministério da Educação, Gersem Baniwa.

Na terça-feira, dia 26, no segundo dia de atividades, o seminário contará com as palestras: "Experiências do Magistério Indígena de São Gabriel da Cachoeira", ministrada pelos professores Bosco Marinho e Donato Vargas, e "Programa de Formação de Professores Indígenas em Magistério (Projeto Pirayawara)",ministrada pela gerente de Educação Indígena da Seduc, Alva Rosa Lana Vieira e pela técnica em Educação, Neide Maria da Silva.

Na quarta-feira, dia 27, de acordo com a programação, o seminário será concluído comum debate sobre as ações definidas durante o evento, além da avaliação das propostas levantadas pelos grupos de estudo nas discussões específicas.

Projeto de formação - Como forma de assegurar a permanência da população indígena na escola, em suas próprias comunidades, o Governo do Estado põe em prática uma série de medidas, entre as quais a formação específica de professores por meio do projeto Pirayawara. Pelo projeto, a Seduc capacita professores indígenas para a atuação em escolas que, em sua maioria, ficam localizadas nas próprias aldeias.

As ações e programas desenvolvidos pelo Governo do Amazonas também asseguram condições para valorização da cultura indígena. Diferenciado, específico, intercultural e comunitário, o projeto de formação, segundo a Seduc, já está presente em mais de 50 municípios.


http://www.amazonas.am.gov.br/noticia.php?cod=5504
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source