From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

A terra nua

14/01/2004

Autor: Belisa Ribeiro

Fonte: Jornal do Brasil-Rio de Janeiro-RJ



Depois da polêmica em Roraima sobre a Reserva Raposa/Serra do Sol, entram na agenda do presidente da República os guarani-caiová. Lula recebe hoje à tarde o governador de Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, que não é contra a inclusão de fazendas na demarcação de terras indígenas, ao contrário do colega Flamarion Portela - afastado do partido por conta de gafanhotos e não de índios. O nortista pediu pelos fazendeiros e levou um sonoro não do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos. Zeca vai levar a Lula sugestão de proposta de emenda constitucional para assegurar aos produtores que estão com áreas ocupadas pelos índios a indenização da terra nua. Atualmente, a Constituição permite apenas indenização de benfeitorias. O que representa muito pouco em relação aos investimentos dos produtores rurais, segundo o juiz federal Odilon de Oliveira, que esteve na zona de conflito e que, junto com a Polícia Federal, tenta administrar o que qualifica como ''barril de pólvora''.

Segunda-feira, os guaranis invadiram sete fazendas, mantendo três reféns. O juiz afirma nunca ter visto situação tão grave em 18 anos de profissão. Atribui ao conflito o alto número de suicídios entre os índios - foram 45 ano passado em uma população estimada em 20 mil, segundo o Instituto Socioambiental.

A ONG mapeia em seu site muitos dos atuais 220 povos, que falam mais de 180 línguas diferentes e totalizam aproximadamente 370 mil índios, contra os estimados 4 milhões que existiam à época em que os portugueses chegaram às nossas terras, até então realmente nuas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source