From Indigenous Peoples in Brazil

News

Cacique xavante enfrenta júri

17/10/2011

Autor: Francis Amorim

Fonte: Diário de Cuiabá - http://www.diariodecuiaba.com.br



O cacique Marvel Tsowoon Xavante, da aldeia Tritopa, da Terra Indígena Areões, no município de Água Boa, será levado a júri popular na próxima segunda-feira. Ele é acusado de assassinar, em setembro de 2001, o chefe do Posto da Fundação Nacional do Índio (Funai), Floriano Márcio Vieira Guimarães. A vítima trabalhava na demarcação de uma área beneficiada pelo Programa de Apoio às Iniciativas Comunitárias (Padic), quando foi degolado a golpes de canivete pelo cacique.

O servidor público e o cacique retornavam da cidade de Nova Nazaré para a aldeia, quando acabaram se desentendendo no meio do trajeto. Armado com um canivete, Marvel Tsowoon desferiu vários golpes em Floriano, que morreu no local. O corpo do servidor foi encontrado pelo indígena Ari Maraiho dentro de um matagal na aldeia. O índio Aristeu Tserene'ewe Xavante testemunhou o crime.

Marvel chegou a ser preso pelo crime, porém, ganhou a liberdade por força de uma decisão do Tribunal Regional Federal. A denúncia contra o cacique, como autor do homicídio, apresentada pelo Ministério Público Federal em março de 2003, foi aceita pelo juiz da 2ª Vara Federal em novembro daquele ano. Neste ano de 2011, várias audiências foram realizadas para a oitiva de testemunhas.

O servidor Floriano Guimarães, como chefe do Posto da Funai, era o responsável por 11 aldeias da Terra Indígena Areões, sendo que a aldeia Tritopa, chefiada por Marvel, era a mais distante do Posto. Antes de morrer, a vítima denunciou que vinha recebendo constantes ameaças de morte, mas nenhuma medida foi tomada para evitar que o crime ocorresse.

O cacique Marvel Xavante negou qualquer participação no homicídio. Um laudo antropológico contratado pela Fundação Nacional do Índio subsidia a defesa do líder indígena. (Colaboração Rádio Interativa FM/Água Boa)


http://www.diariodecuiaba.com.br/detalhe.php?cod=400695
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source