From Indigenous Peoples in Brazil

News

Para Zeca do PT, índios sairão das terras pacificamente

16/01/2004

Fonte: Site do PT-Brasília-DF



O governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, reuniu-se na tarde desta sexta-feira com o presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes. Ao final do encontro, o governador afirmou estar convicto de que será encontrada uma solução pacífica para a disputa por terras envolvendo índios guaranis e produtores rurais no Sul do Estado.

"Nós temos absoluta certeza, pelo compromisso de nosso governo com as causas indígenas, pela relação de confiança comigo e com o presidente Lula, que a saída para essa questão será pacífica. Na semana que vem teremos cumprido a ordem judicial de reintegração de posse daquela área."

O governador voltou a defender a necessidade de se encontrar mecanismos legais para indenizar os produtores rurais pelas terras que forem demarcadas e não apenas pelas benfeitorias, como ocorre atualmente. "São na quase totalidade pequenos proprietários, gente de boa fé que recebeu a titularidade do governo federal. Não podem ser banidos sumariamente de suas propriedades sem nenhuma compensação."

Ciente de que o problema não terá uma solução definitiva rápida, o governador ponderou que a prioridade é cumprir a determinação do presidente Lula e restaurar o estado de direito. "Vamos trabalhar no limite de nossas forças para conseguirmos uma solução negociada. Não aceitamos alternativa outra que não essa. Mas a ordem judicial deve ser e será cumprida."
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source