From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Brasil boicota audiência sobre Belo Monte na OEA

27/10/2011

Fonte: OESP, Economia, p. B7



Brasil boicota audiência sobre Belo Monte na OEA

Denise Chrispim Marin
Correspondente / Washington

O Brasil recusou-se a participar de audiência da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ontem, na qual seriam debatidos novos obstáculos potenciais à construção da Usina de Belo Monte, no Pará.
A ausência de diplomatas da missão brasileira na Organização dos Estados Americanos (OEA) à reunião foi interpretada como "boicote" por entidades de direitos humanos em favor da medida cautelar expedida em abril passado pela comissão para impedir o início da obra.
Os diplomatas da missão do Brasil na OEA recusaram-se a falar ontem com o Estado sobre o novo dilema. Mas o embaixador Tovar Nunes, porta-voz do Itamaraty, declarou ter o governo brasileiro entregue todas as informações requisitadas pela CIDH sobre Belo Monte.
"O material é considerado pelo governo brasileiro como suficiente para eliminar quaisquer dúvidas. Somente vamos nos manifestar se surgirem fatos novos." Organizações não governamentais contrárias à obra criticaram duramente a ausência brasileira e argumentaram haver, pelo menos, dois novos fatos. Em 17 de outubro, a desembargadora Selene de Almeida, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, considerou ilegal o decreto que autorizou a instalação da usina, de 2005. A desembargadora é relatora do pedido do Ministério Público do Pará de suspensão das obras, para permitir a manifestação dos indígenas afetados.
O segundo fato seria uma recente carta da Prefeitura e da Câmara dos Vereadores de Altamira à presidente Dilma para pedir a suspensão da obra. Segundo Andressa Caldas, da organização Global Justice, a situação em Altamira mudou consideravelmente desde o início do ano, sobretudo com o fluxo migratório de 22 mil pessoas para a cidade - 6 mil a mais do que o estimado.

OESP, 27/10/2011, Economia, p. B7
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.