From Indigenous Peoples in Brazil

News

Funai e antropólogo tentam convencer índios

20/01/2004

Autor: Maristela Brunetto

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O administrador da Funai (Fundação Nacional do Índio) em Amambai, William Rodrigues, e o antropólogo Cláudio Romero, seguiram nesta manhã para a região das fazendas ocupadas por índios em Japorã em uma última tentativa de convencer os índios a deixar as propriedades. Hoje vence o prazo para a Funai retirar os índios. A partir de amanhã, a Polícia Federal está autorizada a entrar nas fazendas e fazer valer o mandado de reintegração concedido pelo juiz federal Odilon de Oliveira.
Romero chegou na região na sexta-feira. Ele já realizou estudos sobre os guarani-caiuá e era esperado na região desde o começo da ocupação, no final de dezembro. O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, esteve em Campo Grande na sexta-feira e decidiu não ir à área, manifestando confiança no poder de interlocução dos indigenistas. Porém os índios mantêm a disposição de não desocupar as fazendas.
Eles cobram a ampliação da reserva Porto Lindo dos atuais 1,6 mil hectares para 9,4 mil, incluindo a área das fazendas vizinhas, que estão ocupadas.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source