From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios insistem que vão ficar em áreas, segundo prefeito

23/01/2004

Autor: Marta Ferreira e David Majella

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Mais de mil índios estão na fazenda São Jorge.

Depois de ter conversado ontem, por mais de uma hora, com os índios guarani e caiuá que ocupam a fazenda São Jorge, uma das 14 áreas invadidas desde dezembro do ano passado em Japorã, no extremo sul de Mato Grosso do Sul, o prefeito da cidade, Sebastião de Sousa (PL), afirmou ao Campo Grande News que os indígenas permanecem convictos na decisão de não abandonar as áreas e exigir a retirada, por parte dos proprietários rurais, das máquinas e do rebanho.
Ainda assim, o prefeito disse acreditar que, se houver o comprometimento das autoridades de que o processo de demarcação das terras indígenas será acelerado, pode haver um consenso. De acordo com ele, existem também "boa vontade" da parte dos donos de áreas em cumprir a decisão da desembargadora Consuelo Yoshida, do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª região, que estabelece uma solução provisória para o impasse entre índios e fazendeiros: permitindo que parte dos índios fiquem nas áreas, até que seja firmado um termo de ajustamento de conduta assegurando o procedimento de identificação e reconhecimento das áreas.
O prefeito disse que, depois do confronto entre índios e fazendeiros registrado na quarta-feira, a situação agora é tranqüila. Ele não acredita que haja novos bloqueios de rodovias por parte dos produtores rurais.Sousa afirmou que pretendia, ainda hoje, entrar em contato com o MPF (Ministério Público Federal) e a administração da Funai (Fundação Nacional do Índio) para conversar sobre a situação dos índios.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source