From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Caiovás são acusados de roubo

27/01/2004

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Fazendeiros do Mato Grosso do Sul denunciaram ontem que os índios Caiovás-guaranis, que invadiram 14 fazendas na região desde dezembro, estão trocando gado roubado por armas no Paraguai. Segundo o presidente do Movimento Nacional dos Produtores, João Bosco Leal, comerciantes de Paloma, no país vizinho, estariam dispostos a ajudar as autoridades brasileiras a prender os responsáveis pelo roubo.

Para aumentar a polêmica sobre a questão da legitimidade das terras invadidas, os antropólogos Rubens Tomás de Almeida e Fábio Mura entregaram ontem um estudo à Funai segundo o qual as propriedades rurais que os Caiovás-guaranis ocupam ao redor da reserva Porto Lindo pertencem de fato aos seus antepassados. Os dois antropólogos realizaram o estudo por encomenda da Funai para saber se há fundamento na reivindicação de ampliação da reserva. Rubens Almeida e Fábio Mura foram recebidos pelo presidente da Funai, Mércio Pereira Gomes. Após analisar preliminarmente o relatório, Gomes disse que o docimento 'parece sólido e tudo indica que a fundação vai acatá-lo'. Segundo ele, a situação se encaminha para uma solução e os índios admitem desocupar a área, mas esperam por nova manifestação da Justiça.
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.