From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

AGU quer punir procurador que incita índios contra Usina Belo Monte

08/12/2011

Fonte: Jornal do Brasil - http://www.jb.com.br/



A Advocacia-Geral da União protocolou no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reclamação disciplinar solicitando o afastamento e a substituição do procurador da República Felício Pontes nos processos referentes à construção de usinas hidrelétricas. A AGU entende que o procurador "extrapolou" as atribuições dos membros do Ministério Público previstas em lei, principalmente em relação às usinas de Belo Monte e São Luiz do Tapajós.

A reclamação baseia-se em vídeos publicados no youtube que mostram o procurador orientando índios da etnia Xikrin a exigirem mais dinheiro da empresa responsável pela construção da Usina de Belo Monte. O procurador também teria patrocinado cartilha elaborada por movimento social que estimula a violência na população local contra a construção da Usina Tapajós, conforme notícias publicadas no último fim de semana pelo jornal "Folha de S.Paulo".


Parcialidade

Para a AGU o comportamento do procurador da República é "extremamente parcial, pessoal e distante do que pode ser considerado como adequado a um membro do MPF para garantir proteção ao meio ambiente e aos povos indígenas, ou para atuar como fiscal da lei".

A reclamação protocolada no CNMP ressalta ainda que os atos do procurador "promovem insegurança jurídica e social ao incutir sentimento de revolta desmedida, resistência não pacífica e luta ilegal contra a construção de usinas hidrelétricas e, consequentemente, contra quem a promover".



http://www.jb.com.br/pais/noticias/2011/12/08/agu-quer-punir-procurador-que-incita-indios-contra-usina-belo-monte/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source