From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Corpo de índio foi enterrado na aldeia Porto Lindo

03/02/2004

Autor: Maristela Brunetto

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



O corpo do índio Vitorino Vassoaldo, morto na tarde de ontem, acidentalmente, durante tentativa de abate de um bovino na fazenda São Jorge, em Japorã, foi levado no fim da tarde de ontem para a aldeia Porto Lindo. Ele morreu na hora, ao ser atingido por um disparo no peito feito por outro indígena, Silvério, da aldeia Jaguapiré, que fica em Tacuru, na região.
O tenente da PM de Japorã Eugênio Leite contou que os índios levaram o corpo à aldeia e depois acionaram a polícia. A necropsia foi feita em Iguatemi e no fim da tarde, por volta de 17h, o corpo foi liberado.
Vassoaldo tinha 33 anos, era casado e tinha cinco filhos. Ele participava da ocupação de 14 fazendas por guarani-caiuás na região. Elas somam 7,8 mil hectares que os índios cobram demarcação para ampliar a Porto Lindo, que tem 1,6 mil hectares.
Conforme Leite, Vassoaldo ajudava outros índios a "cercar" uma vaca para que fosse abatida a tiros por Silvério, que efetuou dois disparos, um acabou acertando o índio. O animal não foi abatido.
Os índios tentaram deter Silvério, que teria se escondido em uma mata. A espingarda não foi encontrada.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source