From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Notícias

Furg acolhe novos acadêmicos indígenas

23/01/2012

Fonte: Jornal Agora - http://www.jornalagora.com.br/



Estabelecer vínculos entre a universidade e os acadêmicos indígenas. Com esse intuito a Furg realiza pela primeira vez o Curso de Integração ao Ensino Superior e Revisão de Conteúdos do Ensino Médio, que se estenderá por todo o primeiro semestre valorizando a diversidade étnica e cultural. O curso é realizado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), que já possui um programa nessa área em parceria com a Pró-reitoria de Graduação (Prograd) e de Extensão e Cultura (Proexc).

Dos cinco indígenas aprovados no Processo Seletivo 2012 Específico para Ingresso de Estudantes Indígenas, quatro efetuaram matrícula e estão sendo beneficiados com a iniciativa. Os alunos são descendentes das etnias Pankará, Kaingang e Guarani e em março começam a cursar Medicina, Enfermagem, Psicologia e História.

As atividades do curso iniciaram-se com a semana de acolhida aos novos acadêmicos de origem indígena, realizada entre os dias 16 e 20 de janeiro, e seguem até o mês de junho, mediadas pelos acadêmicos que integram o Programa de Auxílio aos Ensinos Técnico e Superior da Furg - Paiets, Sub Programa Paiets Indígena: Novas Conexões de Saberes.

Segundo a coordenador do Paiets, prof. dr. Vilmar Alves Pereira, as ações cumprem com o papel social da universidade, ao almejar o acesso e a permanência dos estudantes indígenas na Furg, evitando a evasão dos mesmos. "A acolhida promoveu a familiaridade com a instituição, o conhecimento dos cursos e saídas aos campi, apresentações culturais e experiências que já existem e possuem êxito na universidade", salienta. Para o coordenador, essa convivência inicial proporcionou a motivação e a integração dos estudantes, que tiveram a oportunidade de fazer relatos sobre suas trajetórias de vida.

Pereira explica que a proposta, vinculada a educação popular, contribuirá com práticas educativas em diferentes campos do saber, auxiliando na motivação e na construção de conhecimento significativo a partir da cultura e da identidade destes sujeitos. "Desse modo, compreendemos que as práticas educativas e a socialização entre as diferentes culturas proporcionará a todos novas aprendizagens".



http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=1&n=23230
 

As notícias publicadas no site Povos Indígenas no Brasil são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos .Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.