From Indigenous Peoples in Brazil

News

CPI pede ao Ministério da Justiça fechamento de garimpo em Espigão

10/03/2004

Fonte: Rondonotícias-Porto Velho-RO



O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Garimpo, deputado estadual Haroldo Santos (PP-Ouro Preto), pediu hoje socorro do Ministério da Justiça. O parlamentar quer que a ministra Maria Celeste Cardona, feche o garimpo de diamantes Roosevelt, que fica na região de Espigão do Oeste. "Não podemos admitir que as nossas riquezas continuam saindo do nosso país." Haroldo parabenizou a iniciativa da Polícia Federal que prendeu na segunda-feira 15 pessoas, entre elas o delegado de Polícia Civil, Iramar Gonçalves, um agente de polícia, dois advogados, um funcionário da Funai, contador, empresários e o maior comprador de diamantes da reserva Roosevelt, Marcos Glikes.

O superintendente da Polícia Federal em Rondônia, delegado Marcos Aurélio Mouras, disse que as buscas aconteceram nos Estados de Rondônia e São Paulo. Segundo o delegado, Marcos Glikes, já foi preso por lavagem de dinheiro pelo governo Americano. Todos os presos estão na superintendência da Polícia Federal, em Porto Velho e a qualquer momento podem ser transferidos para o Presídio Urso Branco em decorrência da greve dos servidores. O superintendente não revelou nomes das pessoas envolvidas para não atrapalhar o serviço de investigação da Polícia Federal, que no momento encontra-se paralisado.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source