From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Nota sobre reunião com lideranças indígenas Tembé de Paragominas e Capitão Poço (PA)

17/05/2012

Fonte: Portal da Saúde - http://portal.saude.gov.br/



Cerca de 40 indígenas da etnia Tembé estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (17), em Belém, junto a Chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Guamá-Tocantins, reivindicando melhorias no atendimento de atenção básica à população indígena da região.

As lideranças indígenas pontuaram sobre a situação de veículos para apoio aos pacientes nas aldeias; número incompleto de técnicos de enfermagem junto às Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena (EMSI); falta de medicamentos da farmácia básica; reforma de Polos Base; e necessidade de intérprete na Casa de Saúde Indígena (CASAI).

Dentre as reivindicações, a Chefe do DSEI Guamá-Tocantins, Danielle Cavalcanti, atendeu e enumerou o que já está sendo efetivamente realizado:

- Os carros que estavam servindo às aldeias paralisaram há duas semanas para manutenção, mas os veículos que servem para o deslocamento de pacientes do Polo para os Hospitais e unidades de saúde estão em andamento. A Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), por meio do DSEI já disponibilizou imediatamente um veículo L-200 para servir as aldeias e, fará um processo de contratação emergencial, em até 15 dias, para a manutenção de veículos, com a finalidade de manter veículos à disposição para os trabalhos de apoio à saúde indígena.

- Sobre a falta de técnicos de enfermagem, a SESAI está em processo de repactuação com a conveniada, Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM) responsável pela contratação dos profissionais. Atualmente o DSEI Guamá-Tocantins conta com 47 técnicos de enfermagem. A previsão é que com a repactuação outros profissionais cheguem para compor as EMSI.

- Sobre os recursos para medicamento especializado e da Farmácia Básica, a SESAI solicitou à empresa responsável que envie imediatamente os 23 itens que faltam da farmácia básica. Os medicamentos serão entregues ao Ministério da Saúde, em Brasília (DF), e o mesmo fará a distribuição para os DSEIs da região norte.

- Em relação às reformas dos Polos Base ficou acordado na reunião de hoje (17) a ida da equipe de Saneamento e Edificação Indígena do DSEI, em área indígena, para avaliação dos polos base e se necessário, a elaboração de projetos para a reforma.

- Foi autorizada a contratação imediata de um Agente de Saúde Indígena (AIS) para trabalhar como intérprete da CASAI Paragominas por meio da conveniada SPDM.

- Durante a reunião também foi apresentado para os indígenas que a chegada da nova Chefia do DSEI tem o objetivo de melhor atender a comunidade indígena e facilitar o acesso às ações de saúde nas aldeias. Segundo a Chefe do DSEI, foi acordado também uma reunião junto ao secretário municipal de saúde de Paragominas para verificar a pactuação e aumento dos procedimentos de média e alta complexidade.



http://portal.saude.gov.br/portal/saude/Gestor/visualizar_texto.cfm?idtxt=40130
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source