From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Índios saem da Cúpula dos Povos e invadem prédio do BNDES no Rio

18/06/2012

Autor: Diana Brito

Fonte: Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br/



Aproximadamente 2.000 índios de várias etnias invadiram por volta das 12h40 a sede do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) nesta segunda-feira.

Funcionários do órgão fecharam as portas do prédio e barraram os manifestantes. Vestidos com trajes típicos e com alguns deles portando arcos e flechas, os índios disseram que vão acampar no local até serem ouvidos.

Em torno das 13h30, foi autorizada a entrada no edifício de um grupo formado por 12 representantes indígenas.

A invasão é um protesto contra empreendimentos do BNDES que são financiados em terras indígenas e que impactam diretamente a vida dos povos.

"Se os europeus continuarem vindo ao Brasil, colocando garimpeiros para massacrar nosso povo, a gente não vai permitir. A gente não quer, somos tratados como animais. Nosso povo quer uma política voltada para os índios", disse o cacique Darã, da tribo tupi-guarani, de município de Itaporanga, em São Paulo.

Da etnia puroborá, de Rondânia, Hozana Castro de Oliveira explica que a reivindicação é dirigida às terras indígenas. "O governo diz que não tem dinheiro para demarcar as terras e nem para a nossa educação, mas tem dinheiro para dar para empresas construírem hidrelétricas e outras fábricas em nossas terras."

As tribos também pediram ações contra o desmatamento, a usina de Belo Monte e a demarcação de terras indígenas, além de melhorias nas condições de educação e de saúde do índio. Eles pediram ainda a promoção da alimentação sustentável. Ou seja, sem o uso de agrotóxicos.



http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1106388-indios-saem-da-cupula-dos-povos-e-invadem-predio-do-bndes-no-rio.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source