From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Caingangues pesquisam área

14/04/2004

Fonte: Correio do Povo-Porto Alegre-RS



Índios anunciaram descobertas e estão irredutíveis

Os caingangues, que ocuparam o Parque Natural do Morro do Osso, disseram ontem ter encontrado indícios de que antepassados viveram na área. Eles descobriram restos de uma caverna, além de entalhes em pedras. O cacique Francisco dos Santos, conhecido como Rokanh, disse que aguarda por um laudo antropológico que possibilite a localização de um cemitério indígena. 'Não vamos sair daqui porque conseguimos retomar o que é nosso', advertiu. A Procuradoria-Geral do Município deverá recorrer hoje à Justiça com pedido de reintegração de posse. Embora assegurem que não estão dispostos ao confronto, os índios dispõem de lanças. O cacique Jaime Alves está em Brasília, onde se reúne amanhã com colegas de outras aldeias, dispostos a pressionar a Fundação Nacional do Índio (Funai) a encontrar uma solução para o impasse.

Enquanto o desfecho jurídico da ocupação não acontece, a prefeitura mantém efetivo da Guarda Municipal à entrada do Morro do Osso, evitando a chegada de novos invasores. Para garantir o acesso dos guardas ao local, o guarda-parque Airton da Silva usou uma marreta para estourar o cadeado que mantinha a cancela fechada. Ninguém sabe quem fechou a entrada.
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source