From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Pressionada, AGU suspende novamente Portaria 303; protestos continuam e indígenas trancam mais três rodovias

18/09/2012

Autor: Ruy Sposati

Fonte: Cimi - http://www.cimi.org.br



Uma onda de protestos de indígenas por todo o Brasil, iniciados em julho, levou a Advocacia Geral da União (AGU) a suspender novamente a polêmica Portaria 303. Se entrar em vigor, a medida permitirá intervenções militares e empreendimentos hidrelétricos, minerais e viários em terras indígenas sem consulta prévia aos povos, além de prever a revisão dos territórios já demarcados e homologados.

Segundo a Portaria 415, publicada no Diário Oficial da União na terça-feira, dia 17 de setembro, a "Portaria [303] entra em vigor no dia seguinte ao da publicação do acórdão nos embargos declaratórios a ser proferido na Pet 3388-RR [Raposa-Serra do Sol] que tramita no Supremo Tribunal Federal".

"Traquiliza um pouco - não 100%, mas tranquiliza um pouquinho saber que ela não vai entrar em vigor já, como achávamos que poderia acontecer", comenta a liderança guarani Marcos Mariano de Moraes. Desde ontem, Marcos e outros mil indígenas das etnias Kaingang e Guarani estão bloqueando uma estrada federal e uma estadual no Rio Grande do Sul, e outra rodovia federal em Santa Catarina, exigindo a imediata revogação da Portaria.

Desde a publicação da medida, dezenas de protestos ocorreram em todo o Brasil, e diversas delegações estiveram na Capital Federal para pressionar o governo e a AGU a revogarem o dispostivo.

O problema, agora, é que a suspensão permanece até a votação do acórdão das condicionantes da Terra Indígena Raposa-Serra do Sol. "Precisamos agora analisar e discutir entre nós esse processo, essa nova Portaria, e o que nós vamos fazer. Eu não sei se ela é boa. Por enquanto, a gente continua aqui em movimento", conclui Marcos.

Confira a Portaria 415 na íntegra:

ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO
PORTARIA No- 415, DE 17 DE SETEMBRO DE 2012

Altera o disposto no art. 6" da Portaria no 303, de 16 de julho de 2012 e revoga a Portaria no 308 de 25 de julho de 2012.

O ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal e o art. 4o, incisos X e XVIII, da Lei Complementar no 73, de 10 de fevereiro de 1993, e considerando o teor do Aviso no 1744/2012/MJ, de 14 de setembro de 2012, resolve:

Art. 1o. O art. 6" da Portaria n" 303, de 16 de julho de 2012, passa a vigorar com a seguinte redação:

"Art. 6". Esta Portaria entra em vigor no dia seguinte ao da publicação do acórdão nos embargos declaratórios a ser proferido na Pet 3388-RR que tramita no Supremo Tribunal Federal".

Art. 2o. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, ficando revogada a Portaria n" 308, de 25 de julho de 2012.

LUÍS INÁCIO LUCENA ADAMS



http://www.cimi.org.br/site/pt-br/?system=news&conteudo_id=6526&action=read
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source