From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MP denuncia indígenas envolvidos com tráfico de drogas em Estrela, RS

24/09/2012

Fonte: G1 - http://g1.globo.com/



Cacique da tribo cainguangue e familiares estão entre denunciados.
Em agosto, indigenas bloquearem estrada pedindo libertação da cacique.


O Ministério Público (MP) de Estrela, no Vale do Taquari, denunciou nesta segunda-feira (24) cinco pessoas por tráfico de drogas. Quatro delas são moradoras de uma aldeia indígena da tribo cainguangue: a cacique, de 53 anos, o irmão dela, de 27, e o filho, de 25.

Além deles, foram denunciados por envolvimento no esquema de venda de drogas na aldeia localizada na Linha Glória, em Estrela, outro índio, de 63 anos, e um taxista, de 64. Conforme o MP, eles transportavam, mantinham e vendiam crack e maconha.

Um índio cainguangue assassinado em junho era quem comandava o tráfico desde outubro de 2011 na aldeia. Após a morte dele, a cacique assumiu o controle, diz o MP. Ela também fiscalizava quem podia entrar na aldeia para a compra de entorpecentes.

A filha da cacique, uma adolescente, seria o responsável pelo transporte da droga a partir de Lajeado. O taxista levava usuários para dentro da aldeia e transportava a cacique e sua filha até Lajeado para buscar crack e maconha. Os outros dois eram responsáveis pelo armazenamento e venda da droga.

A operação que acabou com o esquema da venda de drogas na aldeia cainguangue foi realizada em agosto e contou com 160 policiais civis e militares. Durante a ação, os policias apreenderam mais de 50 pedras de crack, dinheiro, uma arma, munição e equipamentos eletrônicos.

No final do mês, índios cainguangues bloquearam BR-386 em Estrela pedindo a libertação da cacique. A tribo usou pedaços de pau, galhos, troncos de árvores e um carro para impedir a passagem de veículos. Eles afirmam que a líder não tinha envolvimento com o tráfico de drogas.



http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/09/mp-denuncia-indigenas-envolvimento-com-trafico-de-drogas-em-estrela-rs.html
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source