From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Fundação financia projeto indigenista Cultura

20/04/2004

Fonte: Jornal do Commercio-Manaus-AM



O professor Alcilei Neto, do povo mura, está iniciando uma outra etapa como educador, a de pesquisador-bolsista do projeto 'Os Professores Mura e a Construção de uma Política Indígena de Educação Escolar: Princípios, Processos e Práticas Pedagógicas' - uma das 12 propostas de um total de 39 que têm comunidades indígenas como espaço de investigação. Além de Neto, mais um professor e seis alunos mura vão participar do estudo, que tem o apoio da Opim (Organização dos Professores Indígenas Mura).

Esses projetos integram o Programa Jovem Cientista Amazônida, da Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), lançado no ano passado, e ora em fase de desenvolvimento inicial. Cabe à fundação financiar a execução da proposta.

O programa tem o objetivo de contribuir para o aumento da competência e da produtividade científica no Estado, voltada, prioritariamente, às questões rurais e indígenas. O programa integra o eixo Ciência e Tecnologia para o Amazonas Verde, do governo estadual, por meio da SECT/AM (Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia). Visa a melhoria da qualidade de vida das populações do interior e a inclusão social de estudantes do ensino fundamental e médio das escolas públicas e de educação indígena.

O projeto 'Os Professores Mura' envolve uma ampla equipe. A coordenação é da professora - doutora em Educação -, Rosa Helena Dias da Silva, da Faculdade de Educação, da Ufam ( Universidade Federal do Amazonas). Participam também da pesquisa duas doutoras, duas mestras, três mestrandas, cinco alunas de graduação e duas professoras voluntárias.

Serviço

Informações pelo telefone 634-3389
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source