From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Casa de passagem indígena vai precisar de R$ 600 mil

23/01/2013

Fonte: Central Gazeta de Notícias - http://cgn.uol.com.br/noticia/



Preocupação é com a gestão do serviço, a ideia é que ela ocorra numa parceria entre a Funai e representantes da aldeia...


A construção de uma casa de passagem para indígenas em Cascavel é uma necessidade antiga. No ano passado o assunto voltou a ser destaque depois de reuniões entre o município, a Cohapar (Companhia de Habitação do Paraná) e entidades representativas dos índios. Ontem (22) o vereador Paulo Porto (PCdoB) se reuniu com a Secretária de Assistência Social Inês de Paula para se inteirar do tema.

O maior avanço é a conclusão do projeto, que foi elaborado pela Cohapar e tem estimativa de custo de R$ 600 mil. Serão duas casas com dez alojamentos cada, com espaço para cerca de 20 famílias. Outro prédio terá um centro de convivência, onde os indígenas poderão comercializar seus artesanatos e onde funcionará os setores administrativos, totalizando 730 metros quadrados de área construída. O terreno doado pela prefeitura tem cinco mil metros quadrados e fica na Estrada Rio da Paz. Um dos pontos positivos da área escolhida é a proximidade com a Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). Como existem acadêmicos de cota indígena na instituição, a proximidade é vantajosa e será possível desenvolver projetos em parceria. Não existe, no entanto, recurso garantido para a construção.


"Precisamos de contatos com o governo federal e estadual para conseguir os recursos. Com o projeto em mãos, não tem mais o que esperar, é preciso tirar a obra do papel", destaca o vereador.


Tanto a escolha da área quanto o desenvolvimento do projeto se deram com o diálogo com a Funai (Fundação Nacional do Índio) e com representante da aldeia de Rio das Cobras, origem da maioria dos índios que passam por Cascavel.


"Isso é importante para que sejam respeitados os padrões culturais dos índios", comenta o vereador, que trabalha com comunidades indígenas há 13 anos.


Outra preocupação é com a gestão do serviço, a ideia é que ela ocorra numa parceria entre a Funai e representantes da própria aldeia. Inês de Paula destaca que o município está cumprindo sua parte.


"Nós fizemos a doação da área e estamos acompanhando todo o processo. A próxima etapa é conseguir os recursos para a construção", afirma.


Uma nova reunião entre o município e a Cohapar está agendada para a próxima quinta-feira (24). A Casa de Passagem será fundamental para resolver o problema social que se transformou a migração de índios, em especial os da etnia kaingangue oriundos da Aldeia de Rio das Cobras em Laranjeiras do Sul, que vem à Cascavel comercializar produtos confeccionados pela comunidade, e acabam na miséria e na mendicância. Para o vereador, esse cenário é acentuado pela ausência de políticas de Estado para atender esses visitantes.


"Ao ponto que não há políticas públicas para receber esses visitantes, a cidade acaba sendo o pior cenário para eles, pois entram pela porta dos fundos de nossa sociedade. Por isso é preciso políticas de Estado para que o município esteja preparado para receber essa migração".



http://cgn.uol.com.br/noticia/42835/casa-de-passagem-indigena-vai-precisar-de-r-600-mil
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source