From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Famasul diz que índios já invadiram 14 fazendas na região de Sidrolândia

07/02/2013

Autor: Nícholas Vasconcelos

Fonte: Campo Grande News - http://www.campograndenews.com.br/



A fazenda Querência São José é a 14ª propriedade rural invadida pelos índios Terena na região de Sidrolândia e Dois Irmãos do Buriti, segundo a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul). A entidade enviou hoje um ofício para a PF (Polícia Federal) solicitando manutenção da ordem na região

A Querência São José foi ocupada na terça-feira (5) por um grupo de 60 índios, o que levou a proprietária, Maria Lourdes Lopes Bacha, 81 anos, registrar um boletim de ocorrência. Nas duas invasões anteriores a produtora rural conseguiu ganho de causa na Justiça.

Os indígenas pretendem ampliar a aldeia Buriti de 2 mil hectares para 17 mil hectares, enquanto o STF (Supremo Tribunal Federal) veda a ampliação das reservas já demarcadas.

De acordo com a família, a fazenda foi comprada no século 19 e herdada pelos atuais donos na década de 1960. Eles dizem que a situação é tensa e que 500 cabeças de gado já foram abatidas pelos índios nos últimos 16 anos.

Na manhã de hoje, a PF enviou agentes para área invadida para acompanhar funcionários da Funai (Fundação Nacional do Índio).

"A presença da Polícia trouxe um pouco mais de tranquilidade, porque agora temos a garantia de ir e vir", explicou Paulo Bacha, filho da proprietária.

Os indígenas estavam acampados na fazenda 3R, que também é da família Bacha, e passou para a fazenda vizinha.

A 3R pertence ao ex-deputado estadual e ex-secretário de Fazenda Ricardo Bacha, que acompanha a movimentação no local.

Em 2011, cerca de mil índios armados com arcos e flechas invadiram a fazenda 3R e acamparam na divisa com a fazenda Buriti. Os Terena reivindicam 17 mil hectares na regiãoRelatórios declaram a terra como indígena, mas a posse ainda não foi dada aos índios.

Segundo dados do Sistema Famasul atualmente, são 53 propriedades invadidas no Estado.



http://www.campograndenews.com.br/cidades/interior/famasul-diz-que-indios-ja-invadiram-14-fazendas-na-regiao-de-sidrolandia
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source