From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Advogado diz que índios abriram porteira e deixaram animais escaparem de fazenda

06/08/2013

Autor: Arlindo Florentino

Fonte: Midiamax - http://www.midiamax.com.br



Um grupo composto por aproximadamente 40 índios da etnia Guarani-Kaiowa ocupou no fim da tarde de segunda-feira (5) a sede da fazenda Cambará, em Iguatemi (466km de Campo Grande), de propriedade de Osmar Bonamigo.

Segundo o advogado do proprietário Armando Albuquerque, em uma vistoria feita na manhã desta terça-feira foi sentida a falta de vários objetos, como notbook, binóculo de longo alcance, bicicleta e muitos utensílios de cozinha, além de provocados alguns danos ao imóvel.

Segundo o advogado,que esteve na fazenda acompanhado por policiais federais, representantes da Funai e homens da Força Nacional houve grande tumulto durante a invasão. "Os índios chegaram fazendo uma grande arruaça, com facões soltando rojões e ameaçando todo mundo. O capataz, esposa e filho tiveram que sair às pressas e pedir abrigo na fazenda vizinha", afirmou.

"Além disso, abriram as porteiras possibilitando que alguns animais, do rebanho de 413 cabeças de gado deixassem a propriedade", acrescentou.

Segundo ele, os índios estão descumprindo uma determinação do Tribunal Regional Federal, que os obriga a ficar restritos à uma área às margens do rio que corta a região e como os estragos foram registrados pelos policiais, será anexado ao processo.

A fazenda está em litígio, com a Funai (Fundação Nacional do Índio) declarando ser área indígena. No entanto o proprietário conta com uma decisão da Justiça Federal de Naviraí, que lhe deu ganho de causa.



http://www.midiamax.com.br/noticias/865034-advogado+diz+indios+abriram+porteira+deixaram+animais+escaparem+fazenda.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.