From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Informativo da Aty Guasu conta genocídio 29/07/2013

29/07/2013

Fonte: Página da Aty Guasu o Facebook - https://www.facebook.com/aty.guasu



AMBULÂNCIA DA SECRETARIA ESPECIAL DA SAÚDE INDÍGENA -SESAI DE IGUATEMI-MS SE RECUSOU A TRANSPORTAR E SOCORRER UMA MULHER GESTANTE DO TEKOHA PYELITO KUE/MBARAKAY-IGUATEMI-MS. FATO ACONTECEU NO DIA 29/07/2013.

INFORMATIVO DA ATY GUASU CONTRA GENOCÍDIO
Liderança Guarani e Kaiowa de tekoha Pyelito kue/Mbarakay-município de Iguatemi-MS comunica que ontem 29 de julho de 2013, a ambulância da Secretaria Especial da Saúde Indígena (SESAI) não entrou no acampamento Pyelito kue para socorrer uma paciente indígena gestante. No dia 29/07/2013, desde 7 horas de manhã, a mulher gestante (Michele) já se encontrava no momento de dar à luz um bebê. A ambulância da SESAI de Iguatemi-MS foi acionada, mas não entrou no acampamento Pyelito kue. A equipe da SESAI aguardou a paciente gestante a 3 km do acampamento Pyelito Kue, isto é, a ambulância se negou a pegar mulher gestante no acampamento, assim ficou aguardando a paciente na estrada pública, 3 km do Pyelito kue. Diante disso, um grupo de homens e mulheres indígenas transportou a mulher gestante até ambulância que estava a 3 km do acampamento PYELITO KUE. Antes mesmo de chegar à ambulância, por volta da 11 horas, o bebê Guarani Kaiowa da Michele nasceu no meio da trilha do tekoha Pyelito kue e a mulher passou mal e está em estado grave. O motivo é que equipe da SESAI não quer entrar no acampamento do Pyelito kue para transportar e socorrer a mulher gestante. A entrada já está autorizada pela justiça federal, mas a ambulância da SESAI não chegou ao acampamento Pyelito kue para socorrer a paciente gestante. Assim, claramente, a equipe da SESAI se recusou de entrar até Pyelito kue. Diante disso, nós lideranças e comunidades Guarani e Kaiowá do Pyelito kue/Mbarakay estamos indignados e constrangidos com a posição da equipe da SESAI. Comunicamos ao Ministério Público Federal para tomar a providencia cabível ao caso.

Atenciosamente,
Tekoha Pyelito kue/Mbarakay-Iguatemi-MS, 30 de julho de 2013.
Lideranças do tekoha Pyelito kue e Mbarakay-Iguatemi-MS.



https://www.facebook.com/aty.guasu/posts/435894053195068
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.