From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Povo indígena Pirahã deve receber atendimento de saúde permanente, recomenda MPF/AM

16/08/2013

Fonte: MPF/AM - http://noticias.pgr.mpf.mp.br



Recomendação pede que Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) de Manaus e Porto Velho estabeleçam bases para atendimento periódico aos Pirahã em 15 dias.


O Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) recomendou aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs) Manaus e Porto Velho a realização de atendimento de saúde contínuo e permanente ao povo indígena Pirahã, que se distribui em diferentes grupos no território que segue a extensão do rio Maici, no município de Humaitá (distante 590 quilômetros ao sul de Manaus). Os distritos terão 15 dias para estabelecer plano base para realizar o atendimento à etnia.

No último dia 6 de junho, durante a segunda edição do projeto MPF na Comunidade, em Humaitá, representantes da etnia estiveram reunidos com o procurador da República Julio José Araujo Junior e relataram ausência de atendimento em saúde na área indígena Pirahã. Eles reivindicaram tratamento diferenciado e coordenado entre os dois DSEIs que atendem a área, em função da característica de alta mobilidade apresentada pelo povo indígena Pirahã.

Na recomendação, o MPF/AM pede aos distritos que elaborem o plano com base em dados como população, área geográfica e perfil epidemiológico do povo Pirahã, disponibilidade de serviços, recursos humanos e infraestrutura, condições de acesso à terra indígena e vias de acesso aos serviços instalados em nível local e à rede regional do SUS, distribuição demográfica tradicional do povo Pirahã e necessidades específicas para o controle das principais endemias.

A partir da conclusão do plano, os DSEIS devem elaborar cronograma de atendimento de saúde permanente na área dos Pirahã e enviar ao MPF/AM, a cada 15 dias, o relatório de visitas às comunidades.

Em resposta, o DSEI Porto Velho solicitou ao MPF a prorrogação do prazo para resposta com os dados solicitados, em função de mudança da sede física. Já o DSEI Manaus apresentou informações sobre o atendimento ao povo Pirahã. As duas respostas serão analisadas pelo MPF.



http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/povo-indigena-piraha-deve-receber-atendimento-de-saude-permanente-recomenda-mpf-am
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.