From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Funai intercepta 10 cargas de madeira no MA

26/08/2004

Fonte: Site da Funai -Brasília-DF



A apreensão de dez caminhões que transportavam 52 toras de madeiras nobres, no estado do Maranhão, extraídas nas terras indígenas de Caru e Awa-Guajá, no final da semana, reafirma os bons resultados de operações ambientais desencadeadas pela Administração Regional de São Luís, desde setembro de 2003. Com esta ação e os leilões de milhares de metros cúbicos de madeiras apreendidas nos últimos 11 meses, Aer de São Luís já arrecadou R$ 380.517.000. Os recursos já estão sendo aplicados em benefício das comunidades indígenas onde ocorrem as operações, explicou a administradora Elenice Vianna.

A fiscalização e vigilância de Terras Indígenas têm sido uma das prioridades da Aer de São Luis, que conta com a cooperação do Ibama e da Polícia Federal. A maioria das ações da força-tarefa se concentra no limite Norte da T.I. Alto Turiaçu, as áreas mais cobiçadas pelos madeireiros.

O trabalho de vigilância e fiscalização das Terras Indígenas está sendo desenvolvido pela Funai por meio de sua Coordenação Geral de Patrimônio Indígena e meio Ambiente (CGPIMA) e pela Aer/São Luis. "O resultado tem sido muito positivo: foram apreendidos alguns milhares de metros cúbicos de madeiras de várias espécies, serrarias foram fechadas e alguns invasores estão presos", comenta a administradora.

Retorno garantido - Conforme Elenice Vianna, além de reduzir os danos ao meio ambiente, sobretudo a devastação de florestas em terras indígenas, as comunidades saíram ganhando porque vários projetos comunitários foram desenhados e executados em um curto espaço de tempo. Para isso, foi baixada a Portaria nº. 991/PRES, de 27 de julho de 2004, que aprovou o plano de aplicação de recursos provenientes de leilões de madeira extraída ilegalmente. A mesma portaria prevê projetos de apoio a bovinicultura e outras atividades produtivas, aquisição de equipamentos e melhoria de infra-estrutura dos Postos Indígenas.

Nesta etapa de aplicação destes recursos será beneficiada uma população de 1.152 índios das etnias Ka'apó, Guajá e Timbira. Elenice explicou ainda que desde o início das operações as comunidades indígenas do Maranhão estão sendo observadas por uma base de vigilância, o que tem evitado a entrada de novos invasores
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source