From Indigenous Peoples in Brazil

News

MPF visita Terra Indígena Ibirama - La Klãnõ

02/09/2013

Fonte: MPF/SC - http://www2.prsc.mpf.mp.br



As aldeias enfrentam problemas de demarcação de terra e sofrem com estradas precárias

O procurador da República Andrei Mattiuzi Balvedi visitou, na última terça-feira, a Terra Indígena Ibirama - La Klãnõ, localizada entre os municípios de Vítor Meireles, José Boiteux e Itaiópolis, para conversar com os moradores sobre o andamento da disputa que definirá os limites entre a área de segurança da Barragem Norte e aquela destinada à comunidade.

Os indígenas reivindicam o direito de uso de 724,56 hectares. O terreno é parte do convênio 29/1981, firmado entre o Departamento Nacional de Obras e Saneamento (DNOS) e a Fundação Nacional do Índio (Funai), e aguarda regularização fundiária há mais de trinta anos. O Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), que responde pela operação e manutenção da Barragem, alega que a parte reclamada pelos moradores da aldeia corresponde à área de segurança.

Uma comissão mista, formada pela Secretaria do Patrimônio da União (SPU), pelo Deinfra e pela Funai, e que é acompanhada pelo MPF, foi criada para estudar o caso, que está nas mãos da SPU.

Outro problema enfrentado pelos moradores da região é consequência da situação precária das vias que dão acesso às aldeias. A reclamação foi feita pela cacique da Aldeia Toldo, Cíntia Núbia Moraes, que lamenta a falta de assistência do governo. O tráfego pela comunidade torna-se especialmente complicado em época de chuva.

Com a condição das estradas de terra, a escola multidisciplinar da Aldeia Toldo, que atende a dez crianças, precisou ser temporariamente fechada. Agricultores de frutas cítricas da região também se dizem prejudicados pela impossibilidade de escoar a produção.

Para buscar soluções conjuntas para o problema, o procurador se reunirá com representantes da Secretaria Estadual de Infraestrutura, da Funai e com os prefeitos dos municípios.



http://www2.prsc.mpf.mp.br/conteudo/servicos/noticias-ascom/ultimas-noticias/mpf-em-rio-do-sul-visita-terra-indigena-ibirama-la-klano
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source