From Indigenous Peoples in Brazil

Noticias

Madeira apreendida em operação do Ibama será doada a instituições

28/08/2013

Fonte: G1/MA - http://g1.globo.com



Operação foi realizada em área de reserva indígena no oeste do Estado.
Seis municípios serão beneficiados com doações.


Mais de 4.000 m³ de madeira apreendida na operação do Ibama em área de reserva indígena no oeste do Estado serão doados para instituições de seis municipios. Cinco são da região: Bom Jesus das Selvas, Araguanã, Governador Newton Belo, Bom Jardim e Santa Luzia do Paruá.

A quantidade de madeira apreendida na operação Hiléia Patria é o equivalente a 110 carretas lotadas, e poderá ser usada em projetos sociais, como construção de sede de associações e casas comunitárias.

O valor das multas aplicadas ultrapassa os R$ 2,3 milhões. Foram apreendidos ainda quatro tratores, armas de fogo, três caminhões e 16 serrarias foram desmontadas. A operação passou por vários municípios do entorno das Terras Indígenas Auto Turiaçu, Awá e Caru. Há um mês está com base em Buriticupu, onde funciona um importante pólo madeireiro.

Segundo o Núcleo de Inteligência do Ibama no Maranhão, o Estado é um dos maiores fornecedores de madeira beneficiada para o Nordeste brasileiro. Somente em Buriticupu, foram contabilizadas 95 serrarias registradas no Cadastro Técnico Federal - CTF, mas só existem, de fato, 25. Dessas, 22, estão com algum tipo de irregularidade, como ter em depósito madeira sem origem, falta de licenças válidas ou com licenças vencidas e descumprimento de embargo.



http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2013/08/madeira-apreendida-em-operacao-do-ibama-sera-doada-instituicoes.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.