From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Jovens indígenas cometem suicídio em aldeia

21/09/2013

Autor: Samira Ayub

Fonte: Capital News - www.capitalnews.com.br



Uma jovem indígena de 19 anos cometeu suicídio na madrugada deste sábado (21), na Aldeia Amambai, no município de Amambai, a 342 quilômetros da Capital. Na quinta-feira (19), uma adolescente de 15 anos, tirou a própria vida, na mesma aldeia.

Segundo informações do A Gazeta News, na quinta-feira, uma adolescente de 15 anos teria usado um pedaço de pano amarrado em uma das travessas do interior da casa. A família da menor, da etnia guarani-kaoiwá, não soube explicar a motivação da adolescente para cometer suicídio.

Por volta das 6 horas de hoje, a polícia foi acionada e se deslocou até a aldeia Amambai, para atender a ocorrência. Ao chegar no local, familiares informaram que a jovem teria se enforcado em um pequeno arbusto no meio do mato ralo, a 30 metros da residência.

O corpo da jovem foi retirado pelos familiares que colocaram sobre uma cama. A mãe e o marido da jovem cortaram a tira de pano, com o qual a jovem se enforcara, e também não souberam explicar os motivos para aquele ato.

Segundo o Relatório de Violência Contra os Povos Indígenas no Brasil, divulgado em junho deste ano pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Mato Grosso do Sul registrou o maior número de suicídios de indígenas, com 19 casos.

Em todo o país, foram registrados 54 casos, sendo 11 no Rio Grande do Sul, sete casos em Roraima e Pará e seis casos em Santa Catarina. O Conselho aponta que esse número retrata a situação de território em que a população indígena vive, uma vez, que em um local pequeno, os indígenas não podem reproduzir os costumes, além das crenças vinculadas ao local onde moram.

Para o coordenador do Cimi no Estado, Flávio Vicente Machado, fatores externos como preconceito, racismo, facilidade de acesso a drogas e bebidas, colaboram para o número de casos de suicídio entre os indígenas, além da falta de perspectiva entre os jovens. O relatório apontou que 90% dos casos de suicídios são de jovens entre 14 a 29 anos, e segundo o coordenador regional, a falta de terra, emprego e meios de sustento da família são motivadores para a prática do suicídio.



http://www.capitalnews.com.br/ver_not.php?id=253483&ed=Policial&cat=Not%C3%ADcias
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source