From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

NL: MP-PR faz exposição para indígenas sobre corrupção

18/10/2013

Autor: Miguel Angelo Siejka

Fonte: Notícias Políticas - http://www.noticiaspoliciais.com.br



A Aldeia Indígena Rio das Cobras, em Nova Laranjeiras/PR, foi o cenário de uma palestra com o tema "A Arte da Corrupção e a Corrupção na Arte". O evento ocorreu na última quarta-feira (16/10). Ele foi promovido pela 1.ª Promotoria de Justiça do Ministério Público de Laranjeiras do Sul, dentro do Movimento Paraná Sem Corrupção.

À comunidade indígena reunida, a promotora de Justiça Priscila da Mata Cavalcante apresentou as formas como a corrupção é retratada na arte. Também sugeriu maneiras para abordar o tema na área da educação, saúde e assistência social, especialmente utilizando-se de uma abordagem criativa.

Na exposição, ela discorreu ainda sobre assuntos gerais, como o significado da corrupção; os conceitos de democracia e república, frente à Constituição de 1988; a importância da construção de uma cultura cidadã, com participação de todos, inclusive da futura geração de liderança na aldeia; o valor do voto na comunidade; a importância da denúncia dos atos de corrupção e da fiscalização dos poderes públicos. A promotora explicou ainda o que é o Movimento Paraná Sem Corrupção e o papel do Ministério Público no movimento.

O cacique da aldeia, Sebastião Kaeira Tavares, participou da palestra e fez algumas ponderações acerca das necessidades dos indígenas. Também traduziu parte das reflexões na linguagem kaingang. Prestigiaram o encontro: representantes da prefeitura, da câmara municipal da cidade, diretores, professores e estudantes do ensino médio da aldeia indígena.



http://www.noticiaspoliciais.com.br/noticia/9433/nl-mp-pr-faz-exposicao-para-indigenas-sobre-corrupcao.html
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.