From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

Caingangues ocupam Floresta Nacional para pedir terra

13/01/2014

Autor: Elder Ogliari

Fonte: Estadão - http://www.estadao.com.br



Um grupo de cerca de 60 caingangues mantém sob ocupação duas casas funcionais, um galpão e um terreno da Floresta Nacional de Passo Fundo, em Mato Castelhano, no norte do Rio Grande do Sul, há uma semana. Os índios pedem que a União acelere o processo de reconhecimento de 3,5 mil hectares - 1,3 mil da floresta e mais 2,2 mil de áreas exploradas por agricultores - para a comunidade. É a quarta vez que se instalam no local. As anteriores foram em 2005, 2010 e 2013.

A pedido dos funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), os índios não entraram na sede administrativa da área de preservação e no viveiro de mudas de espécies nativas. O chefe da unidade avançada do ICMBio Adão Luiz Gullich destaca que a Floresta Nacional de Passo Fundo "é o maior remanescente da mata de araucárias do Planalto Médio do Rio Grande do Sul". Além de preservar flora e fauna nativas, a área é campo de pesquisa de cinco universidades gaúchas. "Pelo diálogo estamos conseguindo preservar as atividades científicas", afirma Gullich. A Advocacia-Geral da União (AGU) já pediu a reintegração de posse à Justiça, que não havia se manifestado até o final da tarde desta segunda-feira.



http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,caingangues-ocupam-floresta-nacional-para-pedir-terra,1118022,0.htm
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source