From Indigenous Peoples in Brazil

News

Comissão Nacional da Verdade apura violação de direitos contra indígenas do Mato Grosso do Sul

27/02/2014

Fonte: ISA - http://www.socioambiental.org



Em 21 de fevereiro último, a Comissão Nacional da Verdade (CNV), que apura violação de direitos humanos no período de 1946 a 1988, realizou audiência em Dourados (MS), na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O foco foi a violação de direitos dos povos indígenas do Mato Grosso do Sul.

Na presença da psicanalista e membro da CNV Maria Rita Kehl, do procurador da República Marco Antonio Delfino de Almeida e dos pesquisadores Marcelo Zelic, Spensy Pimentel e Jorge Eremites de Oliveira, foram ouvidos indígenas de cinco diferentes comunidades guarani ñandeva e guarani kaiowá de Mato Grosso do Sul. Eles falaram sobre as violações de direitos indígenas ocorridas entre 1946 e 1988, marcadas por episódios de violência durante a colonização do estado, como assassinatos, expulsão de territórios tradicionais e confinamento em pequenas reservas.

Especialistas contextualizaram e conduziram os depoimentos, já que os indígenas têm dificuldades com a língua portuguesa.

Assista aqui [no link abaixo] ao vídeo da audiência, que foi aberta com os indígenas entoando um canto tradicional chamado canto para fazer luz.



http://www.socioambiental.org/pt-br/blog/blog-do-isa/comissao-nacional-da-verdade-apura-violacao-de-direitos-contra-indigenas-do-mato-grosso-do-sul
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source