From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

NO PÁTEO DO COLÉGIO: Indígenas da cidade de São Paulo reivindicam demarcação de terras

15/04/2014

Fonte: Periferia em Movimento- http://periferiaemmovimento.wordpress.com



Preparados para a guerra, "xondaros" e "xondaras" guarani vão ocupar território branco nesta quinta-feira (17 de abril). P elo menos 150 indígenas guarani das Terras Indígenas Jaraguá e Tenondé Porã, ambas no município de São Paulo, estarão no largo do Pátio do Colégio para o lançamento da campanha Resistência Guarani. No mesmo lugar onde há 460 anos o padre jesuíta José de Anchieta fundou o colégio e a vila de São Paulo de Piratininga, com o objetivo de "catequizar" os nativos, os índios retomam para exibir dos brancos a demarcação de seus territórios.

Recentemente, uma reportagem do Periferia em Movimento mostrou que São Paulo tem a quarta maior população indígena do Brasil: há 13.000 índios morando na cidade, que fica atrás apenas de municípios do estado do Amazonas, sendo que pouco mais de mil deles vivem em cinco aldeias guarani no município com tamanho muito pequeno, onde não é possível plantar e muito menos caçar. Clique aqui para ler.

Atualmente, o processo de demarcação das terras está na mesa do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e depende da sua assinatura. Além de um abaixo-assinado reivindicando o andamento do processo, os guarani produziram um vídeo para a campanha.



http://periferiaemmovimento.wordpress.com/2014/04/15/no-pateo-do-colegio-indigenas-da-cidade-de-sao-paulo-reivindicam-demarcacao-de-terras/
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source