From Indigenous Peoples in Brazil
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News

Projeto Ibaorebu, uma experiência de afirmação da identidade e autonomia do Povo Munduruku

09/06/2014

Autor: Izabel Gobbi

Fonte: Funai- http://www.funai.gov.br



Realizado por meio de etapas intensivas ou "tempo escola" (aulas presenciais) e etapas de acompanhamento ou "tempo aldeia" (momento de orientação às pesquisas desenvolvidas pelos alunos), o Ibaorebu tem se constituído como um espaço privilegiado de exercício da autonomia e do protagonismo do Povo Munduruku.

Como o próprio nome sugere, trata-se de um espaço de criação, construção e valorização de conhecimentos que não se esgotam no processo de escolarização e/ou profissionalização, mas tem caráter contínuo, voltado para a formação integral que dialoga com o significado de ser homem e de ser mulher Munduruku.

O Projeto Ibaorebu de Formação Integral Munduruku executado pela FUNAI, possui 210 cursistas, divididos em duas turmas de Magistério Intercultural, uma turma de Técnico em Enfermagem e uma de Técnico em Agroecologia, sendo que a maioria dos cursistas atua, há anos, como professores e Agentes Indígenas de Saúde em suas aldeias. Trata-se, sobretudo, de um Projeto construído com e para os Munduruku, configurando-se como um ótimo exemplo de educação escolar indígena específica, diferenciada e de qualidade.

O Projeto é realizado com o apoio técnico e financeiro da Coordenação Geral de Promoção da Cidadania - CGPC e Coordenação Regional Tapajós e vem avançando para consolidar parcerias que envolvem outras Coordenações finalísticas da FUNAI (CGETNO, CGGAM, CGMT, CGPDS), além da parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA, notadamente o Campus Rural de Marabá e o Campus de Itaituba.


IX Etapa Intensiva do Projeto Ibaorebu


A IX Etapa Intensiva do Projeto Ibaorebu foi realizada entre os dias 12 de maio e 01 de junho, na Aldeia Sai-Cinza, localizada na região do Alto Tapajós - PA. Como de costume, a comunidade de Sai-Cinza, representada pelos Caciques Vicente Saw e Nezinho Saw, acolheu os integrantes do Ibaorebu e prestigiou os seminários de apresentação dos trabalhos elaborados durante a etapa.


Técnico em Agroecologia


Na IX Etapa Intensiva, a turma de Técnico em Agroecologia realizou trabalhos sobre etnohistória e território, saídas de campo para coletar copaíba, mel e buriti, bem como teve a oportunidade de produzir um excelente vídeo sobre o uso de agrotóxicos nas lavouras e a importância da valorização da agricultura tradicional, que poderá ser utilizado como material didático e informativo nas escolas e comunidades Munduruku


Técnico em Enfermagem


A turma de Técnico em Enfermagem teve aulas sobre feridas e curativos, qualidade de vida dos idosos e noções sobre o funcionamento de um centro cirúrgico, bem como retomou os trabalhos de plantio de plantas medicinais. No Ibaorebu, as diferentes noções presentes na formação técnica em enfermagem dialogam com as práticas e conhecimentos próprios aos Munduruku.


Magistério Intercultural


As turmas de Magistério Intercultural tiveram aulas sobre saúde bucal, prevenção e valorização da alimentação tradicional, gerando a produção de vídeos que poderão ser utilizados como material didático nas escolas, privilegiando a desejada integração entre educação e saúde.

Além disso, as turmas de Magistério tiveram aulas de bioquímica, quando desenvolveram trabalhos sobre os nutrientes que compõem a alimentação tradicional; aulas de física, gerando belos trabalhos sobre os processos físicos envolvidos na produção da farinha; e de fundamentos da educação escolar indígena, quando puderam refletir sobre a legislação e sobre a educação Munduruku.

Durante as aulas de Antropologia da Educação, cujo tema central foi "A escola que temos e a escola que queremos", as turmas de Magistério Intercultural realizaram um diagnóstico da educação escolar oferecida ao Povo Munduruku e elaboraram duas propostas de Projetos Políticos Pedagógicos Diferenciados - PPPD, que deverão auxiliar no processo de discussão e construção dos PPPDs das escolas de suas comunidades, já que nenhuma delas possui esse importante instrumento de defesa do direito à uma educação escolar indígena específica, diferenciada e de qualidade.



http://www.funai.gov.br/index.php/comunicacao/noticias/2858-projeto-ibaorebu-uma-experiencia-de-afirmacao-da-identidade-e-autonomia-do-povo-munduruku
 

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