From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

É alto o índice de mortes indígenas em 2014, suicídio lidera estatísticas

27/08/2014

Autor: Bruno Martins

Fonte: A Gazeta News- http://www.agazetanews.com.br



De acordo com o Mapa da Violência do Brasil, divulgado nesse mês de julho, Mato Grosso do Sul tem se destacado negativamente com relação aos altos índices de mortes em alguns municípios do Estado, cidades que antes não apareciam nessas estatísticas, hoje são vistas como muito violentas.

Outros dados que chama muita atenção, são os altos índices de suicídio entre jovens, de acordo com a pesquisa, esses casos aumentaram 64,1%, passando de 5,5 em 2002, para 9 casos em 2012, cálculos referentes a uma população de 100 mil jovens, o que torna o Estado o segundo no ranking, ficando atrás somente de Roraima.

O principal motivo desse aumento são os casos de mortes indígenas, impulsionados principalmente pelos casos de suicídio. O Jornal A Gazeta fez um levantamento juntamente com o polo Base da CASAI de Amambai, e constatou que os índices de mortes da população indígena da cidade são alarmantes.

De 2012 até hoje, 99 indígenas morreram recorrentes de 3 causas que envolvam algum tipo de violência, ou seja, os casos de doença ou morte por velhice não foram adicionados na pesquisa.

No ano de 2012, foram 43 indígenas mortos por causas violentas, sendo que 10 do sexo feminino, desse total, 12 por causas externas que envolvem acidentes de trânsito, afogamentos e outras situações, 14 morreram vítimas de homicídios e 17 se suicidaram.

No ano passado, 34 Guaranís Caiuás perderam a vida de forma violenta, sendo que 8 mulheres, desse total, 6 por causas externas, 10 foram vítimas de homicídios e 18 suicídios, aumentando os casos de suicídio entre mulheres.

De janeiro a julho desse ano, o mais chama atenção, foram as recorrências de suicídios, isso porque, em todos os meses de 2014, pelo menos 1 indígena se suicidou, esse ano também tem se mostrado com altos índices de mortes por agressão, que são caracterizados como homicídios, nesses primeiros seis meses, 7 indígenas foram mortes.

Os números de 2014 apontam que 22 índios já morreram de forma violenta, desses 3 por causas externas, 7 por homicídios e 12 por suicídio. Os meses de abril e maio foram os mais violentos até agora, onde 4 do sexo masculino e 1 mulher se suicidaram, 2 homens vitimas de homicídio além de 2 mortes por causas externas.

Outro dado alarmante, é a faixa etária dessas ocorrências, dentro dos 3 anos pesquisados, as idades que vão dos 5 até os 49 anos concentram quase 90% dessas mortes, e a partir dos 20 anos os índices crescem ainda mais. Levando-se em conta a população indígena amambaiense com 12.635 integrantes, cálculos feitos pela enfermeira e coordenadora técnica do Polo Base de saúde indígena da cidade, Maisa Rodrigues Nascimento, o índice de suicídios poderia ser de cerca de 94,85 Guaranís Caiuás por cada 100 mil habitantes, um numero muito alto em apenas 6 meses do ano.

Entre os anos 2002 e 2012, o total de suicídios no País passou de 7.726 para 10.321, o que representa um aumento de 33.6%. O índice é superior ao crescimento da população do País no mesmo período, que foi de 11,1%.



http://www.agazetanews.com.br/noticia/cidade/85612/alto-o-indice-de-mortes-indigenas-em-2014-suicidio-lidera-estatisticas
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source