From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Índios pedem 90 dias para deixar fazenda em Antônio João

18/01/2005

Autor: Thaísa Bueno

Fonte: Campo Grande News-Campo Grande-MS



Os índios guarani-caiuá-ñandeva vão pedir um prazo de 90 dias para deixar a fazenda Fronteira, em Antônio João, conforme informações da Fundação Nacional do Índio (Funai). De acordo com diretor de Patrimônio e Meio Ambiente da Funai em Amambai, Cleomar Vaz, o Ministério Público deve encaminhar o pedido para dilatação do prazo para que as famílias deixem o local. "Não que eles se recusem a deixar a área, só que pedem para, pelo menos, concluir a colheita", argumenta, alegando que a região está cultivada, mas ainda é cedo para colher.
A Polícia Federa (PF) inicia hoje o planejamento do despejo das famílias que ocupam a área desde 1998. Até ontem a tribo se recusava a aceitar a decisão judicial e prometia resistir. A área tem sido motivo de protesto tanto por parte dos indígenas, quanto pelos fazendeiros, que chegaram a fazer protestos, no ano passado, em frente ao Tribunal Regional Federal, em São Paulo.
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.