From Indigenous Peoples in Brazil

News

Índios receberão indenização por ação no Araguaia

23/09/2014

Fonte: FSP, Poder, p. A9



Índios receberão indenização por ação no Araguaia

DE SÃO PAULO

A Comissão da Anistia do governo federal anistiou e indenizará indígenas da etnia suruí que sofreram violências do Exército no combate à guerrilha do Araguaia, nos anos 70, durante a ditadura militar (1964-85).
A decisão foi tomada pela comissão na sexta (19), em audiência no Ministério da Justiça. Além de um pedido formal de desculpas do Estado brasileiro, os 14 índios suruís terão direito, cada um, a uma indenização de 120 salários mínimos.
Um dos episódios mais sangrentos da ditadura, a guerrilha do Araguaia ocorreu entre os Estados do Pará, Tocantins e Goiás na primeira metade dos anos 70.
O Exército combateu guerrilheiros do PC do B entre 1972 e 74, período em que os índios foram forçados a servir aos militares. Cerca de 70 pessoas foram sumariamente executadas na região.
Conforme o relato dos índios à comissão, os militares os forçaram a trabalhar durante os combates como guias na mata, submetendo-os a maus-tratos e privação de água e comida.
Segundo os suruís, o Exército também os obrigava a carregar corpos de guerrilheiros mortos ou segurá-los para serem decapitados.

FSP, 23/09/2014, Poder, p. A9

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/187102-indios-receberao-indenizacao-por-acao-no-araguaia.shtml
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source