From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

Projeto estimula produção de alimentos em aldeias Tembé

27/01/2015

Autor: Ariane Póvoa

Fonte: Radioagência Nacional/EBC - http://www.radioagencianacional.ebc.com.br



Equipe da Emater - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará - vai elaborar um diagnóstico em cinco das treze aldeias da etnia Tembé, no município de Santa Luzia do Pará.

O objetivo é ampliar a infraestrutura de produção de alimentos e a qualidade de vida dos indígenas.

A empresa também tem mantido contato com os índios Tembé para discutir o acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida. Este ano, os indígenas passam a ter acesso ao incentivo habitacional, mas precisam da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), que é fornecida pela Emater. Só no final do ano passado, o órgão emitiu cerca de cem declarações.

Segundo a Agência Pará de Notícias, a Emater vai acompanhar o processo de construção das residências para os Tembé e vai apoiá-los com um projeto de piscicultura.

Eles vão ser capacitados no processo de produção de peixe, que inclui a construção dos tanques, a alimentação, o manejo e o processamento do pescado.

O sistema vai ser desenvolvido em gaiolas, o que, segundo a Emater, é mais apropriado para as aldeias. O potencial hídrico existente nas terras será aproveitado.

http://radioagencianacional.ebc.com.br/geral/audio/2015-01/indios-tembe-serao-capacitados-para-aumentar-producao-de-alimentos
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.