From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Noticias

DSEI Tocantins promove capacitação para Conselheiros Locais

11/02/2015

Fonte: Secretaria Especial de Saúde Indígena/Ministério da Saúde - http://www.portalsaude.saude.gov.br




O Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Tocantins, em parceria com o Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), deu início nesta quarta-feira (11) ao ciclo de capacitações para conselheiros Locais de Saúde Indígena. Neste momento, estão sendo capacitados 10 conselheiros das etnias Karajá-Xambioá e Karajá-Santana. Além deles, participam também do treinamento os presidentes dos Conselhos Locais das etnias: Apinajé, Javaé, Krahô, Kraô-Kanela e Xerente. A capacitação acontece no município de Santa Fé do Araguaia (TO) e segue até esta quinta-feira (12), compreendendo 16 horas de carga horária.

De acordo com a coordenadora do DSEI Tocantins, Ivaneizilia Ferreira Noleto, a realização da capacitação segue a risca o cumprimento de metas do Plano de Ação/2015 para o fortalecimento do Controle Social na saúde indígena. "Com a atuação cada vez mais qualificada dos nossos conselheiros, esperamos promover a melhoria da execução da política de atenção à saúde dos povos indígenas", destaca.

A importância de se investir na qualificação dos conselheiros locais e distritais de saúde indígena vem sendo pauta de constantes debates no Fórum de Presidentes dos Condisis (FPCondisi). Para Cleyton Oliveira Javaé, presidente do Condisi-Tocantins e membro da mesa diretora do FPCondisi, a melhoria da assistência integral à saúde dos povos indígenas passa necessariamente pelo fortalecimento do Controle Social. "E é o exercício do Ccontrole Social, junto à gestão, que vai implicar em resultados satisfatórios para os usuários do subsistema".

"No DSEI Tocantins, o trabalho articulado com o Controle Social tem sido uma prática constante, o que tem contribuído muito para os avanços conquistados. E estes avanços tendem a melhorar significativamente, na medida em que vamos melhorando a participação social dos usuários indígenas por meio das capacitações para conselheiros de saúde", ressalta Ivaineizília Noleto.

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/secretarias/secretaria-sesai/noticias-sesai/16583-dsei-tocantins-promove-capacitacao-para-conselheiros-locais-de-saude-indigena
 

Las noticias publicadas en el sitio Povos Indígenas do Brasil (Pueblos Indígenas del Brasil) son investigadas en forma diaria a partir de fuentes diferentes y transcriptas tal cual se presentan en su canal de origen. El Instituto Socioambiental no se responsabiliza por las opiniones o errores publicados en esos textos. En el caso en el que Usted encuentre alguna inconsistencia en las noticias, por favor, póngase en contacto en forma directa con la fuente mencionada.