From Indigenous Peoples in Brazil
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

News

MPF/SC: diversas atividades marcam comemorações do Dia do Índio

20/04/2015

Fonte: Procuradoria-Geral da República - PGR/MPF - www.pgr.mpf.mp.br



Lançamento de livro, debates, palestras, exposição cultural, contação de histórias e visita à aldeia indígena Condá estão na programação


Lançamento de livro, debates, palestras, exposição cultural, contação de histórias e visita à aldeia indígena Condá - estas são as atividades programadas para os dois dias do seminário "Desafios atuais do povo Kaingang no Oeste Catarinense", que começa às 14h da próxima quarta-feira, 22 de abril, na Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UnoChapecó.

O evento - promovido em parceria entre Ministério Público Federal e UnoChapecó, que sedia as atividades - contará com a participação da subprocuradora-geral da República Deborah Duprat e do diretor da Funai, Aluízio Aranha, além de procuradores da República, professores de todo o país e representantes indígenas locais. As inscrições seguem abertas até as 19 horas do dia 22 de abril.

O seminário começa na tarde de quarta-feira com exposição cultural, às 14h, e contação de histórias, às 15h. A programação segue às 19h com a cerimônia de abertura e o lançamento do livro infantojuvenil Joaquim Toco e amigos na Terra do Gãr: crônicas do cotidiano Kaingang - projeto idealizado pelo procurador da República em Chapecó Carlos Humberto Prola Júnior e pela servidora do MPF Elaine Framento. A última atividade do dia é a palestra da subprocuradora-Geral da República Deborah Duprat marcada para 19h30.

Uma visita à aldeia indígena Condá, a partir das 9h de quinta-feira, 23 de abril, dá início ao segundo e último dia da programação. A atividade está prevista para terminar às 11h, e o resto do dia será então dedicado a três mesas de discussão sobre a temática indígena. A primeira delas, "Direito à diferença", começa às 13h30, e é seguida de "Desafios na educação indígena", às 16h15, e "Demarcação de terras indígenas e desenvolvimento sustentável", às 19h. Cada debate tem duração prevista de 2h30, com intervalos de 15 minutos.

Exposição cultural - O MPF/SC também promove a exposição "Filho da natureza... a coragem no olhar", da artista plástica e arquieta Maria Lúcia Mendes Gobbi, para homenagear o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. O público poderá conhecer de perto as pinturas até dia 13 de maio, de segunda à sexta-feira, das 12 às 19 horas, com entrada gratuita.

"Filho da natureza... a coragem no olhar" traz 11 telas com o tema indígena. O artista plástico e arte-educador Claudio Toscan Junior ressalta que "em sua pesquisa pictórica Maria Lúcia Mendes Gobbi propõe um olhar para o índio, sua simplicidade, expressões,tradições... Não podemos limitar o processo artístico de Maria Lúcia simplesmente como o "olhar de fora", ou retrato do outro, do passado, distinto da própria realidade. Antes disso, a pintura é um momento de si mesma, uma possibilidade de encontro com seu íntimo, de expressão de sentimentos, e o índio, enquanto fonte de estudo ou inspiração é uma busca das próprias raízes, do sangue que corre em suas veias, pois descende da miscigenação mameluca".


Serviço:
Seminário "Desafios atuais do povo Kaingang no Oeste Catarinense"
Data: 22 e 23 de abril
Local: Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UnoChapecó (Av. Senador Attílio Fontana, 591-E Efapi, Chapecó/SC)


Exposição "Filho da natureza... a coragem no olhar"
Data: 17 de abril a 13 de maio
Horário: 12 às 19h
Local: Memorial da Procuradoria da República em Santa Catarina (MPF)
Rua Paschoal Apóstolo Pitsica, 4876, Mezanino -Torre 1- Edifício Luiz Elias Daux - Bairro Agronômica -Florianópolis - SC
Fone: (48) 2107-6230

http://noticias.pgr.mpf.mp.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_indios-e-minorias/exposicao-comemora-dia-do-indio-no-memorial-do-mpf-sc-2
 

The news items published by the Indigenous Peoples in Brazil site are researched daily from a variety of media outlets and transcribed as presented by their original source. ISA is not responsible for the opinios expressed or errors contained in these texts. Please report any errors in the news items directly to the source